Fundo Cambial: O que é e como ele pode ser um aliado para quem vai viajar ao exterior

Antes de começarmos a falar sobre os fundos cambiais, acho válido explicar de forma resumida sobre o que são os fundos de investimentos no geral.


Os fundos de investimentos são uma comunhão de recursos organizados como um condomínio, onde cada condômino (cotista) aplica parte de seu recurso com o objetivo de formar um volume maior, junto aos outros cotistas, e poder assim destiná-lo à aplicações financeiras que são realizadas por um profissional chamado Gestor. De acordo com a Instrução n° 555/14 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), os fundos podem ser classificados em: Renda Fixa, Multimercado, Ações e Cambial.

Agora que já temos uma visão melhor sobre o que são os fundos de investimentos, podemos falar mais a respeito sobre o tema em questão: Fundo Cambial.


Via de regra, o Fundo Cambial deverá ter no mínimo 80% do seu Patrimônio Líquido (PL) aplicado em ativos relacionados à variação cambial. Ou seja, aplicações em moedas estrangeiras como dólar, euro, libra ou em seus derivativos (mercado futuro de moedas), por exemplo. Os outros 20% do PL geralmente se destinam a compra de títulos públicos ou privados de baixo risco que servem para manter a liquidez da carteira.


O investidor, ao aplicar seu dinheiro nesse tipo de fundo, deve observar que a principal estratégia é proteger sua carteira como um todo, o que chamamos de fazer um Hedge. Dessa forma, ele consegue manter seu poder de compra diante do mercado internacional. Geralmente quando ocorrem quedas nos mercados de países emergentes (como o Brasil), existe uma tendência de valorização em moedas mais fortes, como por exemplo o dólar.


Pensando nisso, um investidor que tem viagem marcada para o exterior, como Estados Unidos, pode usar dessa ferramenta para comprar a moeda necessária mais próximo da viagem, pois independente da oscilação que o mercado apresentar (para cima ou para baixo), seu poder de compra estará mantido no momento da conversão. É claro que existem valores mínimos para aplicação, além de taxa de administração e prazo para resgate.


Fale com nosso especialista em câmbio clicando aqui.


Royal Partner, seu dinheiro sem fronteiras 🏁.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square