Como é calculada a PTAX

No cálculo do real em comparação com o dólar, é o próprio Banco Central que o efetua e disponibiliza a cotação. Já em relação à outras moedas, ele somente disponibiliza a informação, que é coletada de outras fontes, como sistemas de trocas de moedas.

A CIRCULAR Nº 3.506 do Banco Central dispõe sobre a metodologia de apuração da taxa de câmbio real/dólar divulgada pelo Banco Central do Brasil (PTAX), que é calculada através de dados obtidos via consultas às instituições que realizam as operações de compra e venda de moeda estrangeira com o Banco Central do Brasildealers credenciadas.

A apuração ocorre em todos os dias úteis, de forma automática e eletrônica, em quatro consultas ao dia. Essas consultas têm duração de 2 minutos e são feitas nos seguintes intervalos de tempo:

– 1ª consulta entre 10h00 e 10h10;

– 2ª consulta entre 11h00 e 11h10;

– 3ª consulta entre 12h00 e 12h10;

– 4ª consulta entre 13h00 e 13h10;

As instituições têm o compromisso de disponibilizar para essas consultas uma cotação de compra e uma cotação de venda que representem de forma mais fidedigna as condições do mercado. Essas cotações devem corresponder às médias das operações realizadas, excluídas, as duas maiores e as duas menores.

A taxa PTAX será então a média das taxas obtidas dos dealers. A PTAX é formada, dessa forma, no mercado interbancário.

Algumas pessoas têm a falsa ideia de que a cotação é a mesma durante todo o dia. Mas perceba que ela muda, tanto nas operações realizadas pelas instituições ao longo do dia como nas PTAX divulgadas.

Fale com nossos especialistas pelo Whatsapp: http://bit.ly/ContatoRoyalPartner


Royal Partner, câmbio e remessa sem complicação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square