Porque a cotação do dólar é importante para você.


O dólar é a principal divisa mundial, como a cotação do câmbio afeta a sua vida?


A alta ou queda do dólar ocorre em razão da entrada e saída de dólares em nosso país. Quanto mais dólares entram no Brasil, através de exportação, investimento estrangeiro ou aporte em empresas, menor a cotação do câmbio. O inverso é verdadeiro. Quando o capital estrangeiro sai do país, o câmbio sobe.


Com a alta do dólar, empresas exportadoras de carne, aves, açúcar, grãos e outros produtos optam estrategicamente em atender o mercado externo, reduzindo a oferta de produtos ao mercado nacional. O efeito natural, lei da oferta e demanda, é o aumento de preços na gôndola do supermercado.


Componentes eletrônicos, óleo combustível, peças de maquinário, inseticidas para uso agrícola e medicamentos são os principais produtos importados do exterior. A alta do dólar pressiona os preços desses itens, e o resultado? Aumento de preços ao consumidor final.


Todavia, empresas que recebem por serviços prestados no exterior ou exportam produtos se beneficiam com aumento do câmbio. Com mais receita, podem gerar mais postos de trabalho.


Em linhas gerais o câmbio alto traz mais desvantagens do que benefícios ao consumo das famílias, enfraquece o nosso poder de compra.


Para atrair mais dólares e arrefecer o câmbio, o Brasil precisa demonstrar capacidade de manter suas contas em ordem.


Atua no comércio exterior? Fale com seu especialista clicando aqui


Royal Partner, câmbio e remessa sem complicação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square